desenho eletrico
Principais características: a vida útil maior e o consumo menor de energia elétrica
princípio de funcionamento : As lâmpadas fluorescentes funcionam graças a uma mistura existente dentro de seus tubos selados. Consideremos a química comum de uma lâmpada fluorescente, que é um gás inerte (em geral o argônio) e o mercúrio. Alem dos dois gases, o tubo possui uma camada de fósforo em sua parte interna e dois eletrodos nas pontas. Quando se acende o interruptor, a eletricidade passa por meio dos gases do tubo, criando reações químicas entre os elementos, o que gera luz. No entanto, essa luz gerada é do espectro ultravioleta, impossível de ser visto pelo olho humano. Para tornar essa luz visível é que entra o fósforo de revestimento do tubo.
vantagens em relação a lâmpada incandescente: Quando comparadas às incandescentes, as lâmpadas fluorescentes compactas possuem, como características principais, a vida útil maior e o consumo menor de energia elétrica. Em contrapartida, são comercializadas por um preço mais elevado. Portanto, sua utilização só é justificada se as características relacionadas à economia forem atendidas. A utilização destas lâmpadas representa ainda uma redução significativa da exploração dos recursos naturais pois, quanto menor o consumo de energia, menor será a necessidade de novas usinas para produzí-la.
Lâmpadas fluorescentes tubulares são Ideais para iluminação geral de áreas onde exista a necessidade de qualidade de luz aliada a economia de energia. são utilizados para iluminação de áreas de trabalho onde exista a necessidade de se criar um ambiente estimulante, como cozinhas, lavanderias, escritórios, além de hospitais, indústrias, shoppings, supermercados, escolas, dentre outros. Ela também é indicada para iluminação indireta quando utilizadas em sancas.
Lâmpadas fluorescentes compactas possuem a mesma tecnologia das lâmpadas fluorescentes tubulares, porém ocupam menos