Desenho Tecnico
Eletrotécnica
EI 110 – DESENHO DE ELETROTÉCNICA
APRESENTAÇÃO
Um sistema elétrico proporciona a transferência de energia elétrica desde uma fonte até os pontos de utilização. Para tanto, como se sabe, são empregadas máquinas rotativas atuando como fonte (geradores) e/ou carga (motores), transformadores e equipamentos de comando, proteção e medição entre inúmeros outros, todos interligados por cabos em circuitos determinados.
Tais circuitos e seus componentes são representados através de desenhos, os quais sempre visam fornecer subsídios para a análise do funcionamento, montagem ou manutenção.
Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, esses desenhos podem ser definidos como a linguagem gráfica universal da eletricidade.
Dessa forma, assim como na linguagem verbal escrita é necessária a alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica desses desenhos exige treinamento específico.
Como não mostram fisicamente o sistema tal como é visto, eles só podem ser interpretados por quem compreender a sua linguagem.
Note-se que, dependendo-se do que se quer comunicar, pode-se ter um desenho representando o próprio componente, um corte mostrando a construção interna, um desenho gráfico
(ou diagrama) que demonstra a função ou a combinação deles.
Nesse sentido, visando fornecer as bases para a leitura, compreensão e elaboração de desenhos elétricos esse texto foi estruturado em cinco capítulos, a saber:
No Capítulo 1, o objetivo é o de apresentar e classificar os símbolos empregados para representar os sistemas elétricos em desenhos.
O Capítulo 2 apresenta os vários diagramas empregados para representar os sistemas elétricos em desenhos, bem como suas aplicações.
O Capítulo 3 fornece orientações de caráter geral para a elaboração e a leitura de diagramas elétricos. O Capítulo 4 fornece subsídios para a elaboração, leitura e