Desenho arquitetonico -mapa de risco
MAPA DE RISCO
PONTA GROSSA
2011
JOSOEY SCHEWTSCHIK
MAPA DE RISCO
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial do segundo bimestre da disciplina de Desenho Arquitetônico, do curso Técnico em Segurança do Trabalho.
PONTA GROSSA
2011
Sumário INTRODUÇÃO 3 Definição Mapa de Risco 3 ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO MAPA DE RISCOS 4 Classificação dos Riscos 7 Riscos Físicos 7 Riscos Químicos 12 Riscos Biológicos 14 Riscos Ergonômicos 15 Riscos de Acidentes 16 CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 17 REGRAS BÁSICAS PARA OS COMPONENTES DAS CIPA 17 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA 19 ORIENTAÇÕES BÁSICAS 19 OBJETIVO 20 DEFINIÇÃO DAS RESPONSABILIDADES 21 DETALHAMENTO DO PPRA 22 EXEMPLOS PRATICOS DE MAPAS DE RISCO 24 REFERENCIAS 26
INTRODUÇÃO
Definição Mapa de Risco
O texto da NR 5 , com redação pela Portaria 33/1983, incluía um anexo referente à elaboração do Mapa de Riscos, conforme a Portaria 25/1994. O texto em vigor da NR 5, com redação dada pela Portaria 8/1999, retificada em 12/07/1999, mantém entre as atribuições da CIPA, a elaboração do Mapa de Riscos, mas deixa de detalhar as etapas de elaboração e de apresentar a classificação dos principais riscos ocupacionais.
Muitos dos riscos que aparecem na Tabela I do Anexo IV da NR 5 antiga, reproduzido abaixo, são, na verdade, infrações às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho - NR, e não riscos ocupacionais inerentes à tarefa.
A identificação de infrações pode ser feita em um "check-list" ou lista de verificação, mas não deveria constar de um mapeamento dos riscos.
Ruídos, vibrações, vapores, bactérias, esforço físico intenso e eletricidade, podem constituir-se em riscos inerentes a determinadas tarefas, riscos esses para os quais o trabalhador deveria ser alertado e treinado, quanto às medidas de proteção adequadas a serem tomadas.
Mesmo os riscos ocupacionais inerentes à