Mapa de risco
Técnico em Segurança do Trabalho
Aluna: Marilza de Freitas nº31
Desenho Arquitetônico em S.T.
Jacarezinho – PR
2014
Qual a importância do mapa de risco?
O mapa de risco é a forma mais simples na qual o trabalhador possui para conhecer os perigos de seu local de trabalho ou de suas atividades. O conhecimento e a capacitação do corpo funcional quanto ao reconhecimento desta ferramenta é primordial para estabelecer na organização uma cultura prevencionista.
Como elaborar um mapa de risco?
O primeiro passo é ter o layout da empresa em mãos, se não tiver desenhe o local analisado, depois avaliar os riscos que os funcionários correm em cada área. A avaliação dos riscos para elaboração do Mapa de Risco é qualitativa, ou seja, não envolve medições, então quando for elaborar seu Mapa de Risco, faça uma reunião com a CIPA e pergunte a ela quais são os riscos que ela percebe no ambiente que está analisando.
Cores: As cores são parte muito importante do Mapa de Risco. São elas que representam os riscos presentes no ambiente.
Circulos: A intensidade dos riscos no ambiente de trabalho é representada através de círculos. Se o risco é grande o círculo deve ser grande, se o risco for médio o círculo será médio, se o risco for pequeno o círculo será pequeno.
PIZZA: Se o local analisado tiver muitos riscos você poderá colocar os riscos dentro do círculo e fazer tipo pizza.
SETAS: Se o local analisado for grande você poderá usar setas, indicando os locais para os determinados riscos.
Qual seu objetivo?
O objetivo de um mapa de risco é indicar aos funcionários de uma empresa onde são os locais que lhes oferecem mais riscos e qual o tipo de risco que estão correndo.
Para que serve um mapa de risco?
Serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado. Como também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos.