Desencarcerador lukas
Nota-se no Corpo de Bombeiros a falta de um manual de utilização e operação de aparelho desencarcerador. Este manual visa preencher esta lacuna, porém deve-se se ressaltar que as pesquisas em relação a esta atividade devem persistir por não ser um material completo, devido a alta inovação tecnológica na área. Nas páginas que seguem foram colocados alguns conceitos, utilidades e cuidados na manutenção e no uso do aparelho desencarcerador de marca LUKAS, por ser o mais utilizado no Corpo de Bombeiros.
2. CONCEITO
Aparelho de desencarceramento é um sistema de resgate ou conjunto de salvamento, dotado de capacidade e dispositivos que o torna adequado para o serviço de retirada de vítima presa em ferragens, é composto basicamente por uma moto-bomba e ferramentas hidráulicas.
3. HISTÓRICO
O ano é 1970 e faltam mais algumas voltas para o término dos testes de uma competição na ensolarada tarde no autódromo de Daytona, nos Estados Unidos. De repente, a exemplo do que já ocorrera centenas de vezes, um dos automóveis derrapa na pista e se choca contra uma muralha de concreto a 250 km/h. várias equipes de resgate correm para o local e constatam que o piloto, ainda vivo, está com as pernas presas nas ferragens do carro. Os equipamentos que possuem para o desencarceramento são moto abrasivos, alavancas, serras manuais, tirfor, etc. Devido ao derramamento de combustível ninguém se atreve a usar a moto serra e trinta preciosos minutos são perdidos até a efetiva remoção do piloto. Daí, a constatação que ninguém queria aceitar: o piloto não resiste e deu-se o óbito. O Senhor George Hurst, dono de uma fábrica de câmbios de alta performance que levava o seu nome, não se conforma com a tragédia, pois o piloto era seu filho. Nascia da determinação do pai, o projeto de um equipamento que pudesse afastar e cortar ferragens sem encostar ou traumatizar a vítima.
O departamento de engenharia da empresa trabalhou durante um ano, para