Desemprego
EMPREGO E DESEMPREGO
ALINE CAMPOS
Aluno Nº 21140052
HUGO F. CONCEIÇÃO
Aluno Nº 21140148
RESUMO: O mercado de trabalho constitui um conjunto de condições que definem, articulam e regulam as actividades profissionais numa determinada sociedade.
Este sistema sobrevive com uma taxa de desemprego de 8,4%. Para melhor entender esta elevada taxa temos de saber quais são as causas e combatê-las através de políticas de emprego. INSTITUT0 POLITÉCNICO DE COIMBRA
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
MAIO DE 2007
MERCADO DE TRABALHO, EMPREGO E DESEMPREGO
O mercado de trabalho é a relação entre a oferta e a procura de trabalho. Podemos dizer que a oferta de trabalho representa a procura de emprego, por seu lado, a procura de trabalho constitui a oferta de emprego.
Tem um emprego
Sim
Não
População empregada
Procura um emprego
Sim
População desempregada
Não
População inactiva População activa
População total
Neste trabalho vamos falar sobre o desequilíbrio do mercado de trabalho. Para isso vamos em primeiro lugar definir o que é o desemprego e como surge, seguidamente vamos interrogar-nos sobre as causas do desemprego e por vamos tratar das políticas do emprego, que servem para restabelecer o equilíbrio do mercado de trabalho.
1- OS DESEQUILÍBRIOS SOBRE O MERCADO DE TRABALHO
O desequilíbrio do mercado de trabalho deve-se à elevada taxa de desemprego, que resulta da diferença entre a oferta e a procura de trabalho. Seguidamente, para melhor perceber este desequilíbrio vamos definir a noção de desemprego e medidas a tomar, bem como as diferenças face ao desemprego.
1.1 Definição de desemprego
Podem ser considerados como desempregados os indivíduos com idade mínima de quinze anos e que no período de referência se encontre simultaneamente nas seguintes situações:
- não tem trabalho remunerado, nem qualquer outro;
- está disponível para