desemprego
Brasil mas tantos outros países emergentes ou subdesenvolvidos.
Este ocorre devido a incapacidade de suas economias suprirem o crescimento populacional.
PIA menos
» DESEMPREGO ESTRUTURAL
É causado por mudanças na estrutura econômica que obrigam as empresas a buscarem novas tecnologias que substituam mão de obra e consequentemente diminuam os custos para a organização. Exemplos:
Fábricas substituem OPERÁRIOS por MÁQUINAS.
» DESEMPREGO FRICCIONAL
Ocorre a partir de falhas no sistema de informações em relação aos candidatos e às vagas de emprego, bem como por mudanças na estrutura de produção e no mercado de trabalho.
» Exemplo:
Quando uma pessoa sai de um emprego não consegue imediatamente encontrar outro.
Esta dificuldade (fricção) de readaptação se dá devido a dificuldades de informação e pode também ser consequência de fatores institucionais.
» DESEMPREGO CONJUNTURAL
OU CÍCLICO
Decorre da variação cíclica da economia, isto é, das épocas de expansão e das épocas de recessão da mesma.
Com a baixa demanda de produtos a produção é reduzida, e as empresas que produzem esses produtos também podem reduzir a força de trabalho, criando ainda mais desemprego conjuntural. Demanda
Desemprego
Mas se ocorrer expansão da demanda total esse tipo de desemprego diminui.
Demanda
Desemprego
» DESEMPREGO SAZONAL
Ocorre devido a sazonalidade específica de algumas atividades econômicas. Nesses períodos o emprego se expande, para se contrair em seguida. Exemplo: Natal, páscoa, época de colheitas específicas.
» Mercado de trabalho relaciona aqueles que oferecem força de trabalho com aqueles que procuram-na, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar.
» O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em