desemprego
No âmbito da disciplina Contexto e Praticas do Serviço Social na Área Trabalho, Emprego e Segurança Social II, a Dr.ª Jandira Barros, solicitou-nos um trabalho, cujo tema é “Desemprego”, tem como objetivo apresentar uma rápida visão panorâmica sobre o desemprego no mundo e em Cabo Verde. Visto que o desemprego tem sido um dos maiores problemas sociais atualmente enfrentados pela humanidade, em que a sociedade Cabo Verdiana, tem sofrido surto generalizado de criminalidade, parte do processo resulta diretamente de causas internas.
Em que iremos abordar o conceito do Desemprego, as consequências, os tipos, as causas, o desemprego no mundo, o desemprego em Cabo Verde e os critérios do desemprego.
O termo desemprego alude à falta de trabalho. Um desempregado é um indivíduo que faz parte da população activa (que se encontra em idade de trabalhar) e que anda à procura de emprego embora sem sucesso. Esta situação manifesta-se na impossibilidade de trabalhar e, isto, contra a vontade da pessoa.
Desemprego é a medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. Esse fenômeno social é observado principalmente em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional, em que um agravante é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, excluindo cargos que antes eram desempenhados por pessoas e agora o são por máquinas.
O desemprego tem consequências conhecidas como a queda na renda, baixa da autoestima, aumento da precariedade para as pessoas de baixa renda, depressões, etc, em que umas das consequências nem sempre muito divulgada é a desmotivação para sair à procura de um novo emprego. Uma parcela expressiva dos desempregados acaba sentindo-se desmoralizada após diversas tentativas frustradas, em que isso leva à falta de iniciativa e mesmo à descrença total na possibilidade de recolocar-se no mercado de trabalho.
Distinguem-se