desemprego no brasil.
Essa é uma pergunta que gera varias respostas possíveis, pois quando se pesquisa a questão do desemprego no Brasil, o desenvolvimento econômico parece a ser o grande vilão da coisa toda. Sim, o desenvolvimento da economia gera uma grande quantidade de desemprego, pois as funções dos operários, agora esta sendo realizada por maquinas, e para operar essas maquinas precisa-se de qualificação e não uma qualificação qualquer, tem de ser uma das melhores, pois o mercado de trabalho no setor industrial, mais não somente nesse setor, exige que as pessoas sejam qualificadas . Mas como ter uma qualificação de qualidade se o país não oferece uma educação de qualidade e cursos profissionalizantes mais acessíveis para as pessoas mais “humildes”.
Sabemos que a chamada modernização dos setores produtivos e de serviços conseguiu aumentar a riqueza nacional, não provocou o aumento da quantidade de empregos - ao contrário, a modernização tem aumentado o desemprego.
Então, o desenvolvimento econômico sozinho não e o maior responsável da questão do desemprego no Brasil, pois se analisarmos, a falta de emprego envolve muitas outras coisas e somente ele não mudara tal estado de desemprego. Mas como resolver essa situação. Pois um país precisa se modernizar e se mecanizar para aumentar sua riqueza e para acompanhar as grandes potencias mundiais, mais como fazer isso sem deixar uma grande massa de pessoas desempregas ?
A resposta para essa pergunta, em muitos sites dizem: “que somente será possível resolver a questão do emprego e da renda no Brasil com a ampliação da presença do Estado nos mais diversos setores - educação, saúde, segurança, transporte, cultura, esporte, lazer-, o que envolverá a contratação de milhares de pessoas, além de investimentos maciços em estradas, habitação e obras públicas.” Será que essa e a resposta para resolver esse problema?
Não. Se for mantida a política