Desemprego no brasil
Introdução
Bom com este irei falar sobre o Desemprego no Brasil, abordando quais os motivos que levam o desemprego, como uma pessoa pode ser classificada como desempregada, como a tecnologia vem tomando papel de muitas pessoas, como era mais fácil encontrar um emprego antigamente, quais as medidas cabíveis ao governo para corrigir essa questão e, sobretudo falar que sem o conhecimento hoje em dia a pessoa não consegue um bom emprego ou pode nem conseguir um emprego.
Desenvolvimento
O Desemprego no Brasil
No Brasil, as informações mais completas sobre a situação do mercado de trabalho são fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também pelo Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Sócio Econômicos (DIEESE). Para o IBGE, desempregada é toda pessoa com 16 anos, ou mais, que durante a semana em que se fez a pesquisa tomou medidas para procurar trabalho ou que procurou estabelecer-se durante a semana precedente.
Já o DIEESE, para estabelecer essa informação, utiliza um prazo de trinta dias, além de incluir o desemprego oculto, representado pelo trabalho precário e desalento. Assim, a porcentagem de pessoas desocupadas em relação ao total da população ativa, ou seja, ocupados mais desempregados, é conhecida como taxa de desemprego.
A impossibilidade de definir o desemprego redunda na multiplicidade de suas medidas. Cada fonte estatística tem seu conceito, incompatível e, portanto incomparável com qualquer outra fonte e, geralmente, escolhido em função de critérios. O DIEESE define o fenômeno da forma mais abrangente possível, somando-se o desempregado aberto com os empregados precários e os empregados desalentados, ao passo que o IBGE restringe a medida ao desemprego aberto. As comparações internacionais de taxas de desemprego apresentam ainda maior perigo, uma vez que essas não dependem apenas de definições, mas também de peculiaridades institucionais, culturais e econômicas