Desempenho De Crescimento Econômico
Transformação estrutural
Inserção externa
Industria de bens de capital – “Capacidade de incorporar novos conhecimentos tecnológicos ao sistema produtivo proporcionando modificações nas características dos bens produzidos”.
- A indústria de bens de capital não só incorpora, como difundi progresso técnico.
- O domínio da tecnologia de produção de bens de capital aumenta os encadeamentos interindustriais e o dinamismo de uma estrutura industrial nacional, além de induzir exportações industriais de maior valor agregado e substituir importações. Isto contribui para conferir maior sustentação do crescimento, diversificação produtiva e autonomia à gestão da política econômica de sistemas econômicos nacionais.
Erber (1974), afirma que o domínio da tecnologia de produção de bens de capital dá ao país maior controle sobre seus meios produtivos o que necessariamente confere ao ramo de bens de capital um papel preponderante em termos de objetivos de maior autonomia tanto do ponto de vista econômico como o político.
Lago, Almeida e Lima (1979), Consideram que a indústria de bens de capital é um conjunto de máquinas e equipamentos que servem para a produção de outros bens ou para a prestação de serviços produtivos. Seus principais ramos industriais são: 1 – Mecânica; 2 – Equipamentos Industriais; 3 - Máquinas e Implementos Agrícolas; 4 – Máquinas Rodoviárias; 5 – Material de Transporte; 6 – Material Ferroviário; 7 – Construção Naval; 8 – Indústria Aeronáutica; 9 – Material Elétrico e de Comunicações; 10 – Estruturas Metálicas.
- Para elucidar a relevância do ramo de bens de capital fica em evidência no esquema trissetorial de Kalecki. Nesse esquema, a economia é dividida em três departamentos
Esquema Trissetorial de Kalecki
Departamento I que é o setor produtor de bens de capital
Departamento II que produz bens de consumo para os capitalistas
Departamento III que produz bens de consumo para os trabalhadores
- O lucro é uma categoria dinâmica