DESCRIÇÃO
VOLUME I
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA
1. INTRODUÇÃO
Uma das diretrizes mais importantes a ser estabelecida por uma Organização se relaciona com a política de salários que deve ser adotada para os seus empregados.
O êxito de uma organização assenta-se, sobretudo, na qualidade e dedicação do seu pessoal, portanto, a adoção de uma política salarial coerente torna-se num dos melhores métodos para estimular a produtividade, visto que, naturalmente, há um maior esforço e interesse do empregado quando recebe, da Organização, os incentivos e motivação adequados.
Os salários se constituem no centro das atenções nas relações entre o capital e o trabalho. Todas as pessoas, dentro das Organizações, dispensam o seu tempo e o seu esforço em troca de uma retribuição pecuniária que representa o intercâmbio de uma equivalência entre direitos e responsabilidades recíprocos entre empregados e empregador. Dentro dessa ótica e objetivando minimizar os problemas existentes, bem como prevenir os futuros, a CBPM, com o assessoramento técnico da ORGANIZA Organização, Planejamento e Consultoria Ltda. S/C e do CETEAD - Centro
Educacional de Tecnologia em Administração, realizou a revisão do seu PLANO DE
CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - PCCS, o qual está constituído dos seguintes manuais:
a) VOLUME I - Fundamentos e Metodologia
b) VOLUME II - Descrição e Especificação de Cargos
c) VOLUME III - Avaliação de Cargos
d) VOLUME IV - Pesquisa Salarial
e) VOLUME V - Estrutura Salarial
f) VOLUME VI - Enquadramento Inicial no PCCS
g) VOLUME VII - Quadro de Pessoal
h) VOLUME VIII - Diretrizes para Administração do PCCS
No desenvolvimento do Plano foi adotada uma metodologia de parceria com a
Gerência Administrativa, visando não só transferir para a CBPM a tecnologia do modelo adotado, bem como criar uma cultura facilitadora para a efetiva operacionalização e gestão do plano.
2. METODOLOGIA
Os trabalhos foram