Descrição e analise sociocultural
Geralmente, as pessoas se preocupam mais com o que os seus convidados irão pensar da festa. Por isso existe toda uma preocupação com os preparativos, e com os convidados, normalmente o aniversariante não quer que muita gente vá, mas acaba-se convidando, pois não se tem outra opção. Os convidados também se preparam para a festa, sabendo o estilo para irem vestidos a rigor, escolher um presente adequado ao aniversariante, e etc.
Depois de todos os preparativos chega o dia da festa. Com tudo já pensado (roupa, sapato, presente, etc.) os convidados, o (a) aniversariante se preparam para a festa que acontecerá logo mais. Os homens geralmente são mais rápidos na arrumação, as mulheres precisam de todo um ritual (fazem cabelo, unhas, a maquiagem) por isso precisam começam a se arrumar mais cedo. Finalmente chega a hora da festa.
Se for uma festa infantil, por exemplo, será assim: Um tema infantil, normalmente de desenhos animados ou contos de fadas, a maioria dos convidados eram para ser crianças, mas são os adultos que as acompanham. As primeiras coisas a serem servidas são a pipoca e o cachorro-quente, esse último agora vem em uma versão mini e a desculpa para essa versão e que as crianças só comem uma parte do cachorro-quente grande e jogam o resto fora. Após distribuem o refrigerante e em seguida pratinhos com doces e salgados e/ou servem esse últimos em bandejas separadas de cada coisa.
Quando já distribuíram uma quantidade razoável de comida chega a hora dos parabéns. O ritual de cantar os parabéns consiste no seguinte: todos os convidados