Descrição Prensas Hidraulicas
Os processos de conformação estão associados a, pelo menos, uma máquina de conformação. O engenheiro (industrial, mecânico ou metalúrgico) deve ter conhecimento específico destas máquinas para que possa relacionar as interações entre o processo e a máquina de conformação escolhida.
Pode-se citar as prensas como uma das máquinas de conformação largamente empregadas nas operações de conformação a quente e a frio para obtenção de produtos. Existem basicamente três tipos de prensas a se destacar: as hidráulicas, as mecânicas e de fuso ou fricção.
A estrutura de uma prensa hidráulica deve suportar toda a carga de conformação exercida pelo cilindro hidráulico sobre a mesa da prensa. A capacidade de carga da estrutura é obtida pelo uso de diversos tipos de construção, tais como: fundida, pré-tensionada por tirantes forjados, ou placas laminadas através de grandes pinos transversais.
Nesse sentido, este trabalho se propõe a desenvolver o projeto de uma prensa hidráulica vertical com capacidade de 150 toneladas a ser utilizada em processo de conformação mecânica dos metais.
As etapas de realização deste projeto pretendem atingir uma concepção robusta, simples e segura, com conceitos atuais obtidos por contato com fabricantes, livros, revistas e artigos; visando boa produtividade com segurança e ergonomia ao operador.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Para um melhor entendimento do assunto, prensas, serão abordados neste capítulo os principais tipos de prensas e explicado em que consiste o processo de conformação mecânica. Como explica Silva (2006), a conformação mecânica consiste na deformação de um corpo metálico que é levado a sua forma desejada pelo deslocamento de suas partículas sem perda de coesão, ou seja, o material é deformado até o regime plástico sem que haja rompimento. Este processo pode ser a morno, a quente ou a frio. Altan, Oh e Gegel (1999) diz que: “Os vários processos de conformação estão associado a um grande número de