relatorio hidrostatica
Introdução
Quando chegamos quando se fecha bruscamente uma porta, é comum se ouvir os vidros de uma janela no mesmo ambiente vibrar ou até outra porta se abrir. A explicação para esse fato é que, ao deslocar (fechando) a porta, ela exerceu uma pressão sobre o ar do ambiente onde se está, e essa pressão se transmitiu a todos os outros pontos do ambiente, através desse meio gasoso. Esse fato é denominado princípio de
Pascal, que vale não só para qualquer tipo de fluido, como líquido e gases.
Grandes benefícios são decorrentes do princípio de Pascal. Um dos mais utilizados é a prensa hidráulica, que é um dispositivo multiplicador de forças. Outros exemplos são os elevadores, macacos, compressores, freios, volantes hidráulicos, cadeiras de dentistas e barbeiros, entre outros.
Lei de Pascal
Dentro da lei de Pascal, qualquer variação de pressão sofrida por um fluido transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o contém. Podemos dizer que na pratica quando existe um dispositivo com dois êmbolos, sendo um maior e outro menor, quando se aplica uma força no êmbolo menor, a pressão no interior do fluido assume o mesmo valor para todos os pontos.
Esta pressão é integralmente transmitida ao êmbolo maior fazendo com que este fique sujeito a uma força de maior intensidade.
Vamos analisar, define-se pressão como, sendo F a força que atua na superfície de área A.
Se dois êmbolos 1 e 2, como consequência da lei de pascal, estão sujeitos à mesma pressão, então podemos escrever:
Ao realizarmos o experimento vimos que a lei de pascal é uma consequência da Equação Fundamental da Hidrostática e pode ser utilizada na prensa hidráulica, nos pneus, no macaco hidráulico e noutros sistemas semelhantes a estes. Podemos também dizer que na prensa hidráulica a Lei de Pascal torna-se muito útil, pois permite transformar forças pequenas em forças grandes.
Descrição dos