DESCRIÇÃO GERAL DA PRODUÇÃO NA FABRICA DE ARMAÇÕES
As anotações foram tomadas a partir de nossas observações do processo de produção e conversas com os supervisores e também com o dono da empresa. Esse conjunto primário de informações será aqui tratado, tendo como resultado uma descrição do processo de fabricação das armações. Nesta descrição procuramos ressaltar algumas das relações existentes na fábrica e a forma como elas interferem no modo de pensar e agir de cada indivíduo participante do processo.
“Esta descrição seguirá o caminho que seguem as peças durante a produção, ou seja, o encadeamento entre os vários setores e postos de trabalho servindo de base sobre a qual construímos” a descrição. A naturalidade com que ocorre o dia-a-dia na fábrica é um forte indicador de que muitas ideias, explicações rápidas e práticas estão em constante circulação, minimizando os atritos entre os indivíduos e possibilitando o andamento das atividades.
Os conflitos, lutas pelo poder, interesses particulares e de grupos são, na maioria das vezes camuflada. Melhor dizendo, as aparências os escondem, e para que sejam explicados é necessário um certo grau de abstração. É preciso, às vezes, fazer a pergunta “e se não fosse desse jeito” para fazer emergir o conflito a partir do que é considerado consenso. A compreensão das representações pode nos ajudar nessa tarefa. Procurei nesta descrição detectar e explicitar essas ideias e explicações.
As estruturas observadas tendem à cristalização por não serem explicitadas as contradições dos processos, e quando aparecem contradições são tidas como visões distorcidas de uma realidade inquestionável.
O organograma abaixo, montado a partir das observações feitas, representa o processo de produção nessa fábrica, sobre o qual construímos a descrição:
ORGANOGRAMA DA PRODUÇÃO NA FABRICAÇÃO DE ARMAÇÕES:
DESCRIÇÃO GERAL DA PRODUÇÃO NA FABRICA DE ARMAÇÕES
A empresa pesquisada produz armações de acetato de celulose para óculos, tanto