descrição do filme entre os muros da escola
A reabilitação profissional é um tema que vem crescendo e ganhando importância e espaço com o passar dos anos devido que a inclusão de pessoas com deficiência garantida na lei de cotas.
Com a lei de cotas que garante a vaga à pessoa com deficiência no mercado de trabalho, é fundamental que essa mão de obra esteja devidamente qualificada para exercer a função na empresa, ressaltando que a lei de cotas garante o direito a vaga, mas não garante a permanência na mesma; desencadeando um problema que é constante no mercado de trabalho competitivo, a não permanecia no emprego devido à falta de qualificação.
O projeto de extensão universitária ASTI embasado na lei de cotas, pensando na problemática da não permanência do deficiente no mercado de trabalho, tem como objetivo principal a reabilitação profissional, capacitando e qualificando pessoas com deficiência, para garantir que os mesmos permaneçam na empresa.
Partindo do pressuposto que o deficiente deve ter total autonomia na sua vida diária e prática, foram elaborados módulos que contém noções básicas e fundamentais para o desenvolvimento dessa autonomia.
O ensino de matemática é essencial ao se tratar da reabilitação profissional, devido que a matemática se encontra em varias situações do cotidiano, e é necessário saber interpretar e solucionar os diversos problemas do dia a dia como, por exemplo, reconhecer os números, dominar o uso do dinheiro, ter noções de tempo e espaço, noção de proporcionalidade entre outras noções que possibilitem total autonomia da pessoa com deficiência.
Este trabalho tem o objetivo de relatar como é trabalhado o ensino de matemática direcionado à reabilitação profissional, métodos e práticas utilizadas, recursos pedagógicos, e os resultados obtidos.
Por onde começar?
Ao trabalhar matemática em