Descrição de tecnologia apropriada
Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Gestão de Políticas Públicas
Tecnologia Aplicada
Bruno da Mata Farias, 7677846
Disciplina:
Docente:
São Paulo
2014
Descrição da Tecnologia Apropriada
Pensando em uma tecnologia que se encaixe dentro do contexto cultural, social e agrário brasileiro, composto por 14 milhões de pessoas, 60% formado por agricultura familiar que detém 75% dos estabelecimentos agrícolas no país, segundo dados da ONU. O modelo a ser descrito foi desenvolvido pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e auxilia esses agricultores, mantendo o respeito ao seu modo de vida.
As Tecnologias Apropriadas são modelos alternativos as Tecnologias Desenvolvidas pelos países centrais exportadas aos países periféricos, que mantém o vínculo de subjugação e dependência tecnológica. Segundo Graeml “Qualquer tecnologia só é necessariamente adequada na ocasião e local em que foi desenvolvida”. Pensando nisso e nos fatores que causam impactos ambientais, a tecnologia apropriada a ser descrita é a “Fossa Séptica Biodigestora”.
A Fossa Séptica Bidigestora melhora o saneamento rural, que majoritariamente é composto por fossas negras, que acabam poluindo as águas subterrâneas e também os poços de água. Evitando dessa forma contaminação por doenças veiculadas a urina, fezes e água.
O sistema biodigestor é composto por duas caixas de cimento amianto ou plástico de 1000 L (5), conectadas ao vaso sanitário e uma terceira (6) que serva para coleta de adubo orgânico.
As tampas dessa caixa devem ser vedadas com borrachas e unidas entre si por tubos e conexões de PVC 4” (6), com curva de 90º no interior da caixa e T de inspeção (4) par ao caso de entupimento.
Os Tubos devem ser vedados na junção da caixa com cola de silicone e o sistema deve ficar enterrado no solo para manter o isolamento térmico. A primeira caixa deve ser preenchida com 20% de água e 20% de esterco bovino, e a cada