CRITÉRIOS COMPETITIVOS DE UMA EMPRESA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROFESSOR: ENOR JOSE TONOLLI JUNIOR
CRITÉRIOS COMPETITIVOS – ENDOSUL PINTURAS AUTOMOTIVAS LTDA.
Disciplina de Estratégia de Produção e Tecnologia
Nomes: Jéferson Rossi Fenner Lucas Silveira Nunes Renan Biasibetti Rodrigo Ferrarini Sandro Tibiriçá Machado
Caxias do Sul, 14 de junho de 2010
RESUMO
Atualmente as empresas têm se preocupado muito com a qualidade de seus produtos e serviços na tentativa de manter um bom nível de satisfação de seus clientes. Dessa forma o fornecimento de peças dentro dos limites especificados pelo cliente se torna um dos principais objetivos dos fornecedores. Para isso é preciso que se tenha pleno conhecimento do comportamento dos processos e de como a variação dos parâmetros desses processos podem influenciar nas características da peça pronta.
Sabe-se também que as empresas para serem competitivas e lucrativas precisam reduzir seus custos ao longo de todo o processo produtivo, por exemplo o desperdício de matéria-prima. Muita vezes os fornecedores conseguem que seus processos forneçam peças de acordo com as especifições dos clientes, porém pagam muito caro por isso, geralmente associados a um alto nível de desperdício de matéria-prima, reduzindo assim seus lucros.
Assim muitas empresas tem procurado o maior entendimento do comportamento de seus processos através de estudos estatísticos a partir de amostras de dados coletados durante o processo de fabricação, além disso esses estudos podem se tornar uma poderosa ferramenta para fundamentar mudanças significativas no processo ou investimentos em novas tecnologias que influenciam diretamente nas características do produto.
Considerando a conjectura mercadológica atual de altíssima competitividade, somada a um maior grau de exigência dos clientes, faz crescer a busca por melhores desempenhos através da melhoria dos