Descrição de cargos
No decorrer do século XX as organizações passaram por três fases distintas: A era da industrialização clássica, industrialização neoclássica e da informação. A industrialização clássica iniciou com a revolução industrial e foi caracterizada pelo
Na era da industrialização neoclássica as mudanças passaram a ser mais intensas e pouco previsíveis, o velho modelo burocrático tornou-se inflexível e vagaroso para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente. A cultura organizacional passou a concentrar-se no presente. O ARH passou a ser denominado Administração de Pessoal e as pessoas passaram a ser vistas como recursos vivos e não como fatores inermes de produção. A tecnologia começou a influenciar a vida nas organizações e das pessoas que delas participavam.
A era da informação teve inicio nos anos 90, caracterizando-se por mudanças mais rápidas, imprevistas e inesperadas. A competitividade tornou-se mais intensa entre as organizações e seu recurso mais importante passou a ser as pessoas, seu conhecimento e suas habilidades mentais. A cultura sofreu grandes impactos e mudanças, trazendo um contexto ambiental de turbulências e de imprevisibilidades para as organizações e de transformações na área de Recursos Humanos.
A transformação nos ambientes externos decorrentes de fatores como o avanço tecnológico, a globalização, a economia, a concorrência acirrada e, principalmente o surgimento de novos valores sociais e culturais, afetaram as organizações. Para organização, essas mudanças significam vivenciar novas práticas organizacionais, adquirindo uma nova filosofia de trabalho. Para os colaboradores, representa uma revisão do desempenho profissional em adequação às novas necessidades da organização.
Chiavenato (1999) apud Peter Drucker (1986, p.121), enfatiza que:
“nos preocupamos muito menos com o desenvolvimento da administração (isto é, da adaptação do indivíduo às exigências da organização) e muito mais com o