Descrição das Características das Abelhas
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA 1º ANO
JOÃO SOARES DOS SANTOS
DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS ABELHAS: DESENVOLVIMENTO, ORDEM, METABOLISMO, MOVIMENTO, SENSIBILIDADE, REPRODUÇÃO, ADAPTAÇÃO, EVOLUÇÃO E HEREDITARIEDADE.
IVINHEMA
2014
Abelha Apis mellifera.
Aspectos da morfologia externa de operária de Apis mellifera.
Reino: Animália
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Himenóptera
Família: Apidae
1 DESENVOLVIMENTO
As abelhas são insetos holometábolos, isto é, apresentam metamorfose completa, passando pelos estádios de ovo, larva, pupa e adulto. A rainha inicia a postura geralmente após o terceiro dia de sua fecundação, depositando um ovo em cada alvéolo. O ovo é cilíndrico, de cor branca e, quando recém-colocado, fica em posição vertical no fundo do alvéolo. Três dias após a postura, ocorre o nascimento da larva, que tem cor branca, formato vermiforme e fica posicionada no fundo do alvéolo, com corpo recurvado em forma de "C". Durante essa fase, a larva passa por cinco estágios de crescimento, trocando sua cutícula (pele) após cada estágio.
2 ORDEM
As abelhas, como os demais insetos, apresentam um esqueleto externo chamado exoesqueleto. Constituído de quitina, o exoesqueleto fornece proteção para os órgãos internos e sustentação para os músculos, além de proteger o inseto contra a perda de água. As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Possuem também antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores. O corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome.
• Comprimento: 2,0 cm
• Coloração: listrada em preto e amarelo
• Habitat: organizam as colmeias no topo das árvores, cavernas, parte interna de telhados e outros lugares.
Numa colmeia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar