Descrição da indústria
É muito importante para a empresa, conhecer suas próprias características e também o ambiente onde está inserida, tendo assim mais chances ao enfrentar os desafios do cenário atual.
Analisando o ambiente, é possível identificar as ameaças e as oportunidades existentes no mercado, permitindo assim interagir com a tomada de decisão, elaborando estratégias e objetivos, é necessário que sejam identificados os pontos fortes, que são as vantagens em relação aos concorrentes, que devem ser valorizados a fim de se tornar diferenciais competitivos; e os pontos fracos, que precisam ser minimizados, a fim de que não tornem a empresa vulnerável às ameaças do mercado.
Michael E. Porter identificou cinco forças no ambiente de uma organização que exercem influência na competição, conforme a Figura abaixo, as quais são:
Fonte: Porter (1990, p. 4).
• Entrantes em potenciais
A entrada de novas empresas em busca de maior fatia de mercado num segmento está diretamente relacionada aos níveis existentes de barreiras de entradas, pois estas influenciam na tomada de decisão de entrar ou não e de que forma entrar.
• Pressão dos produtos substitutos
Em mercados onde se estabelece uma ampla competitividade, as empresas estão concorrendo com competidores que fabricam produtos substitutos aos seus.
Em decorrência dessa concorrência, o setor sofre restrições de crescimento e reduções em seu potencial de lucratividade. Ou seja, os produtos substitutos provocam a redução nos retornos potenciais de uma empresa e ainda nivelam os preços fixando um teto.
A oferta de produtos substitutos resulta inevitavelmente em comparações entre qualidade e desempenho feitas pelos consumidores de forma similar à feita com relação a preço. Os lucros nesse tipo de competição são pressionados e declinantes. Quanto maior for a pressão dos preços provocados pelos substitutos, maior será a queda dos preços.
Segundo Porter (1990, p. 38), os produtos que requerem