Descrição cargos
Competências têm sua utilização como ferramenta de gestão a partir do início da década de 70, quando o psicólogo David McClelland, de Harvard, apresentou o conceito. Em sua monografia em 1973, propôs a tese segundo a qual um conjunto de tipos de competências, incluindo empatia, autodisciplina e iniciativa, distinguiria os mais bem sucedidos daqueles que eram bons apenas para manterem seus empregos.
McClelland sugeriu que, para se encontrarem os tipos de competências que conduzem ao desempenho de primeira grandeza em um determinado emprego, deve-se primeiramente olhar para os profissionais de ponta e determinar os tipos de competência que exibem. Segundo este conceito, uma competência é uma característica pessoal que leva a um desempenho mais eficaz ou de nível mais elevado no trabalho.
4
Competências
5
Remuneração por competências
OPORTUNIDADES: Centrado no individuo Pagamento com base na entrega Estimula a aquisição de novos conhecimentos e competências Progressão natural de carreira + comprometimento e motivação Especialização e Polivalência RISCOS:
Exige planejamento e organização Necessita de definição de “quadro de lotação” - cadeado Riscos trabalhistas Criação de paradigma Prontidão para mudança Manutenção do “Status Quo”
6
Remuneração por competências
Bloco de Habilidades
+S -C Habilidades e Competências $
+S -C $
+S -C $
=S =C $
-S +C $
-S +C $ t
H1
H2
H3
H4
H5
H6
Pagto por Habilidades
7
Remuneração por competências
8
Remuneração por competências
Fase I Fase II Fase III Fase IV
MOBILIZAR
MODELO CONCEITUAL
CONTRUIR O MODELO
PREPARAR A IMPLANTAÇÃO
Desenvolver um teamwork Transferir conhecimentos Gerenciar as quatro etapas Fazer a mudança, assegurando a implementação do modelo
9
Política Salarial
Consistência interna
Competitividade externa
10
Política Salarial
Tem por objetivo definir o conjunto