descriçao de uma aula de portugues do 4º ano
Biografia Mg: José Martiniano de Alencar nasceu em 1º de maio de 1829, em Mecejana, Ceará, filho do padre José de Alencar (deputado pela província do Ceará) ele foi fruto de uma união proibida e particular do padre com a prima Ana Josefina de Alencar. Quando pequeno era chamado pela família de Cazuza, mais tarde, adulto, ficou conhecido nacionalmente por José de Alencar, um dos maiores escritores românticos do Brasil.
O pai de José de Alencar assumiu o cargo de senador do Rio de Janeiro em 1830, o que obrigou a família a se mudar. Más após quatro anos a família voltou ao estado natal, pois o pai foi nomeado governador do Ceará. Alguns anos mais tarde a família voltou ao Rio de Janeiro, desta vez para ficar. O pai novamente assumiu o cargo de senador e o menino começou a frequentar a Escola de Instrução Elementar.
Quando um primo passou pela casa de seu pai para terminar os estudos de direitos em São Paulo, José de Alencar resolveu acompanha- ló e seguir a mesma carreira. Formou-se em Direito em São Paulo e Olinda. Depois precisou retornar ao Ceará devido a doença do pai. O reencontro com a terra natal faria ressurgir as recordações da infância e fixaria na memoria do escritor a paisagem da qual ele jamais conseguiria se desvincular inteiramente. Então esse é o cenário que aparece retratado em um de seus romances mais importantes: Iracema.
Com a saúde de seu pai recuperada, volta a São Paulo para terminar os estudos. Aos18 anos, Alencar já tinha esboçado o primeiro romance o primeiro romance Os contrabandistas. Formou-se em 1850. No ano seguinte Alencar já estava no Rio de Janeiro. Trabalhando num escritório de advocacia. Começava o o exercício da profissão que jamais abandonaria e que garantia seu sustento.
Um dos números do jornal Correio Mercantil