Descreva as vantagens e desvantagens das técnicas para gerência de espaços livres.
Lista Encadeada[editar código-fonte]
Nesta forma de gerenciamento, primeiramente é preciso entender que os blocos livres são blocos que não contém arquivos (de usuários e programas). Entretanto os mesmos não ficam em branco, pois enquanto não estão sendo utilizados, eles contém informações que o Sistema Operacional armazena para mapear o espaço livre. Ou seja, estes blocos estão livres porém não estão vazios.
Desta forma cada bloco livre no disco possui ponteiros para os seguintes espaços livres em disco. Assim, se considerarmos que um bloco possui um tamanho de 1 KBytes, e um ponteiro tem tamanho de 32 bits, dentro de um bloco livre temos 255 ponteiros para os próximos blocos livres do disco(uma entrada é reservada ao ponteiro para o bloco seguinte).
Mapa de Bits[editar código-fonte]
Nesta forma de gerenciamento, é utilizado um espaço fixo adicional em disco especificamente para o mapeamento do espaço livre, de forma que para cada bloco em disco é utilizado um bit no mapa.Sendo assim, um disco com n blocos requer um mapa de bits com n bits. Não surpreende,portanto, que os mapas de bits requeiram menos espaço, já que ele usa 1 bit por bloco, contra 32 bits no modelo de lista encadeada. Somente se o disco estiver quase cheio é que o esquema de lista encadeada precisará de menos blocos que o mapa de bits. Por outro lado, se houver muitos blocos livres, alguns deles poderão ser emprestados para conter a lista de livres sem qualquer perda de capacidade de disco.
Para um mapa de bits,é possível manter apenas um bloco na memória e usar o disco somente quando o bloco tornar-se cheio ou vazio.
Uma vantagem dessa estratégia é que as alocações em um bloco único de mapa de bits faz com que os blocos de disco fiquem próximos uns dos outros, minimizando assim os movimentos dos braços de