Descontinuidades
Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEÇÃO DE MATERIAIS
Folha
23/20
AREIA E BRITA
Tamanho do Lote
Tamanho da Amostra
Inspeção
Critério de Aceitação/Tolerância
cada entrega
(1 carreta)
toda a carga
cubagem
A quantidade deverá ser inspecionada por meio de cubagem da carga na carreta. Medir a profundidade média da carga na carreta por meio de um ferro redondo, espetando-o em 5 pontos distribuídos (um em cada canto e um no centro da carga). Multiplicar a média das 5 alturas pelo comprimento e largura da carreta, para determinar o volume entregue.
Caso a cubagem seja diferente no que consta na Nota Fiscal, observar no verso da NF a diferença e renegociar com o fornecedor.
cerca de 1 Kg
aspecto geral, impurezas e granulometria
Inspecionar visualmente a granulometria (areia fina, média ou grossa e pedra 1, pedrisco, pedra 2 ou 3), cor, cheiro, existência de impurezas, matérias orgânicas, torrões de argila ou qualquer outro tipo de contaminação. É importante lembrar que cor escura e cheiro forte caracterizam presença de matéria orgânica em excesso e neste caso o engenheiro da obra deve analisar seu uso para receber ou não a carga.
Na primeira entrega (somente para areia):
Coletar amostra, da primeira entrega do fornecedor, para realizar ensaios laboratoriais de acordo com a norma NBR 7211. Se a areia for aprovada no ensaio laboratorial, coletar uma porção dessa mesma areia e colocar em 2 frascos de vidro transparente: um frasco preenchido completamente com areia (amostra seca), e o outro frasco com areia até a metade, completando com água (amostra úmida). Esses frascos serão o padrão de areia utilizado na obra, e deverão ser mantidos até o final da obra ou até mudança de fornecedor.
Nas próximas entregas, coletar amostra da areia e colocar em um frasco de vidro transparente. Comparar com a areia do frasco padrão (amostra