Descobrindo o mundo dos livros
GRADUAÇÃO
LET044 – LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO
GASTRONOMIA
ABRIL/2015
PROFª: ALBA VALÉRIA
ALUNA: ISABEL CRISTINA DA CONCEIÇÃO MATOS
TURMA: 01 - NOTURNO
ELABORAÇÃO DO TEXTO: DESCOBRINDO O MUNDO DOS LIVROS
Uma das poucas lembranças que eu tenho da época de minha alfabetização, aos sete anos, foi que chorava muito na sala de aula, só parava quando minha irmã, que era apenas um ano mais velha do que eu ia para lá ficar comigo. O problema foi tão sério que a diretora da escola convenceu nossa mãe a colocar minha irmã para repetir o primeiro ano, e permanecemos assim estudando juntas na mesma classe até a 7ª série quando fomos novamente afastadas, mas como já não tinha sete anos, não pude mais chorar.
Algumas professoras e diretoras usavam réguas para “educar” os alunos, morria de medo da professora de matemática, ou será que era da matéria? No início tive muitas dificuldades poderia descrever o início deste aprendizado com algumas das palavras de Graciliano: “Jogaram-me simultaneamente, maldades grandes e pequenas (..). Um inferno. Resignei-me - e venci as malvadas”.
Quanto à literatura, minha iniciação começou na escola lendo o livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, fiquei encantada com a riqueza de detalhes das situações descritas e conseguia visualizar claramente cada ruga, pele curtida ou costela dos personagens descrita pelo autor. A cachorrinha baleia está em minha memória até hoje.
Ao entrar para adolescência comecei a descobrir outros autores, embarcava nos contos policiais de Agatha Christie; e ainda em função da escola aprendi a apreciar os romances de Álvares de Azevedo, Machado de Assis dentre outros; e como toda boa adolescente lia muitos romances açucarados como: Sabrina, Bianca e Júlia, que minha mãe rotulava como cultura inútil; precisei escondê-los debaixo do colchão para não serem rasgados.
Quando atingir a fase adulta comecei a ler Jorge Amado, Sidney Sheldon e outros