DESCOBRINDO A LÍNGUA ESCRITA ANTES DE APRENDER A LER: Algumas Implicações Pedagógicas – Resenha
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS GUARULHOS
DESCOBRINDO A LÍNGUA ESCRITA ANTES DE APRENDER A LER: Algumas Implicações Pedagógicas – Resenha
GUARULHOS
2014
DESCOBRINDO A LÍNGUA ESCRITA ANTES DE APRENDER A LER: Algumas Implicações Pedagógicas - Resenha A exposição a seguir trata-se de resenha descritiva do capítulo DESCOBRINDO A LÍNGUA ESCRITA ANTES DE APRENDER A LER: Algumas Implicações Pedagógicas, da autora Lúcia Browne Rego, cuja publicação se deu na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 156, vol. 66, jan./abr., INEP, 1985. Ele consta da coleção de textos organizados no livro A CONCEPÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA, organizado por Mary Aizawa Kato.
O texto destina-se aos leitores-professores das séries ou ciclos de alfabetização do município de Guarulhos. O que se intenciona, a partir dessa exposição, é oferecer subsídios para que possam pensar o processo de aprendizagem do ler e escrever na criança, como elas concebem tais ações, antes mesmo de ingressar na escola, a partir das práticas e oportunidades em letramento que vivenciam no cotidiano.
O texto organiza-se cinco partes, a saber, Introdução, A Descoberta das Funções da Língua Escrita, A Leitura e a Escrita de Histórias, O Papel das Descobertas Anteriores no Processo de Alfabetização e Conclusão Final.
Na Introdução a autora abre o seu trabalho creditando ao contexto em que a criança está inserida a aquisição da linguagem oral. Esta relevância imanente ao contexto tem seu ponto máximo nas contribuições do adulto ao assumir o papel de “parceiro conversacional” possibilitando novas conquistas na esfera oral. A autora salienta a importância das experiências de leitura oportunizadas na família, experiências estas favorecedoras do percurso escolar, em relação à aquisição de leitura e escrita. Nestas práticas a leitura em voz alta, feita pelo adulto, está em destaque. A esse respeito a autora evoca FERREIRO e