DESCOBRIMENTO DO BRASIL
O cálculo do PIB dos Municípios baseia-se na distribuição, pelos municípios, do valor adicionado bruto, a preços básicos, em valores correntes das atividades econômicas, obtido pelas Contas Regionais do Brasil. Não se estima o valor adicionado bruto a preços constantes no nível municipal.
O trabalho fundamenta-se na identifi cação de variáveis que permitam distribuir o valor adicionado bruto das 20 atividades econômicas4 de cada Unidade da Federação, pelos respectivos municípios. O nível de desagregação necessário ao cálculo do
PIB dos Municípios requer maior abertura das mencionadas atividades, chegando-se, especialmente na agropecuária, no nível de produto.
A cada divulgação da série do PIB dos Municípios é adotada uma política que determina a revisão dos resultados do ano anterior como requisito fundamental para o aprimoramento da qualidade da informação5.
Esta publicação apresenta uma série de variáveis, tais como: o Valor Adicionado
Bruto - VAB, o Produto Interno Bruto - PIB e o PIB per capita, que além de permitir estabelecer relações macroeconômicas, possibilita traçar para cada município seus perfi s econômico e setorial. Além das informações anteriormente mencionadas, destacou-se o valor adicionado bruto corrente da administração, saúde e educação públicas e seguridade social, devido à importância desta atividade na economia brasileira.
Os dados de Brasília, que constam desta publicação, são os publicados nas
Contas Regionais do Brasil para o Distrito Federal.
A análise dos resultados compreende duas partes. Na primeira delas, é analisado o PIB, o PIB per capita e o valor adicionado bruto dos principais setores de atividade econômica, destacando-se a concentração desses grandes agregados no