Descobrimento do Brasil
Em 22 de Abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. No início os portugueses acreditavam que tudo era apenas um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal, até que Cabral suspeitou que existisse uma faixa de terra também, chamando o local de Ilha de Vera Cruz (primeiro nome do Brasil). Porém após outras expedições portuguesas na região, foi descoberto que não se tratava de uma ilha, mas sim de uma enorme área continental, fazendo com que novamente o nome fosse alterado para Terra de Santa Cruz. Somente posterior à descoberta do pau-brasil, em 1511, a região ficou conhecida pelo nome que possui atualmente: Brasil.
O primeiro contato entre índios e portugueses no dia 24 de abril, dois dias após a chegada, foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Pero Vaz de Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.
No dia 26 de abril de 1500, num banco de coral na praia da Coroa Vermelha no litoral sul da Bahia, foi rezada uma missa de Páscoa pelo frei Henrique de Coimbra. Com esse ritual, Cabral tomava posse da então batizada Ilha de Vera Cruz, em nome do rei de Portugal. A realização da missa fora relativamente fácil, segundo relatos que podem ser comprovados pelo escrivão