Recrutamento de RH
CTS EM GESTTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ACADÊMICOS:
ANÁPOLIS
2014
INTRODUÇÃO
Eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, além das perspectivas positivas para a economia brasileira, deve continuar influenciando a maneira como as empresas estão à procura de melhores profissionais em seu quadro de funcionários. A complexidade dos negócios no Brasil acentua a demanda por profissionais com uma qualificação mais especializada. Para preencher esse espaço, as companhias em operação no Brasil já partiram para uma prática até pouco tempo restrita aos países mais desenvolvidos: importar mão de obra. Dados do Ministério de Trabalho confirmam o processo.
Estima-se que, em 2010, 46 mil estrangeiros receberam autorização para trabalhar no Brasil. Há quatro anos, o número era de apenas 25 mil profissionais. Em contra partida o governo federal pretende qualificar cerca de 2 milhões de pessoas entre 18 e 65 anos por meio da inclusão produtiva urbana, atendidas por ações articuladas de governo, como o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), as obras do Minha Casa, Minha Vida, a Rede de Equipamentos de Alimentos e Nutrição e a coleta de materiais recicláveis Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, cursos de qualificação profissional e o investimento em mão de obra serão algumas das ações do Plano Brasil sem Miséria, lançado pelo governo.
Mercado de trabalho e de recursos humanos: Variações de ofertas e demanda
O sucesso das organizações está relacionado á uma boa política de valorização do funcionário, onde existam: planos de cargos; uma política de desenvolvimento e treinamento, propiciando crescimento de pessoal; uma política de qualidade total; política de salário; bônus ou participação nos resultados e principalmente