descoberta do brasil
Após a descoberta da América, em 1492, Portugal volta seus olhos para o novo mundo. Depois de haver descoberto o caminho marítimo para as Índias, Vasco da Gama retorna a Portugal em 1499, com uma carga valiosa e logo os portugueses se apressam em organizar nova esquadra para estabelecer um entreposto comercial na Índia. O comando é entregue a Pedro Álvares Cabral, que parte de Lisboa,Portugal, com destino a Calicute, na Índia, em 9 de março de 1500.E em 22 de abril chegava à costa do que hoje é o Brasil.
Há divergências entre a descoberta ter sido intencional ou obra do acaso e a corrente que acredita no descobrimento acidental argumenta que não há nenhum registro de instruções para que a frota passasse pelo Brasil, embora toda a descoberta esteja narrada com minúcias na carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, D.Manuel I.
Por outro lado, os que defendem a intencionalidade da descoberta argumentam que Portugal sabia da existência de terras no Ocidente desde 1492, quando Colombo chegou à América, tanto que havia assinado com Espanha o Tratado de Tordesilhas "dividindo" a posse dessas terras.
Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil. Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se