Brasil e sua descoberta
Segundo o historiador Bóris Fausto evita se falar em descobrimento ou até mesmo achamento do Brasil. O Brasil não foi descoberto nem achado, pois era uma terra absolutamente vazia que os portugueses acharam (era uma terra ocupada pelos índios) onde os mesmos foram expulsos e escravizados no tempo da colônia e milhares morreram através de doenças trazidas pelos portugueses. Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Conclui se que embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Cabral, o termo "descoberta do Brasil" também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes de Cabral. Quando portugal chegou ao Brasil no litoral da Bahia já havia duas nações indígenas ocupando aquelas terras seriam eles os tupinambás e os tupiniquins. história do Brasil completou o quinto centenário no ano 2000, uma perspectiva nao muito vista, pois partiria do princípio de que apenas com a chegada da esquadra de Cabral teve início o processo histórico nas terras que hoje formam o Brasil, desconsiderando os povos nativos que ja habitavam as terras brasileiras.
RELAÇÃO QUE SE ESTABELECEU ENTRE OS PORTUGUESES E OS POVOS INDIGENAS BRASILEIROS.
O encontro entre portugueses e índios teve um choque evidente entre as culturas.Os indígenas não reconheceram os animais que traziam os navegadores,foi oferecido aos indios vinho e comida mas eles rejeitaram,eles ficaram muito curiosos pois viram objetos nunca vistos por eles.Foram celebradas missas e os indios passaram a conhecer a fé que tinha os portugueses,mas nao houve um interesse na fé catolica por parte dos indios. Os primeiros contatos foram de estranheza e de certa