Descartes
DESCARTES
ASSUNTO: DESCARTES
ALUNA: LÍLIAN ALVES DE QUEIROZ
PROFESSORA: VALÉRIA BON TEMPO
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA - 1º PERÍODO
1- Qual a posição de Descartes diante dos conhecimentos recebidos em sua formação?
Ele pensava que os ensinamentos recebidos eram cheios de engano que desmerecia a razão. Confessa que a matemática era a mais adequada, por que possuía um grau de exatidão que os filósofos não possuíam. Achava que servia apenas às artes mecânicas. Ficava espantado que, apesar de seus fundamentos sólidos, a matemática nada de mais sólido havia construído. Descartes abandona as coisas que aprendeu nas escolas tradicionais. Já teve admiração por essa cultura, mas algo lhe diz que o método que quer encontrar deve ser diferente dos ensinamentos clássicos. Descartes diz que já amou a teologia tal como a aprendeu. Essa filosofia, derivada dos princípios da retórica escolástica aristotélica, nada provava; é precária. Decidiu abandonar a filosofia tradicional. Não queria mais buscar qualquer outra ciência, senão aquela que pudesse ser encontrado nele mesmo, ou então no grande livro do mundo.
2- Descartes busca dar um novo fundamento para o conhecimento. Quais são os 4 preceitos para seu método?
a) aceitar só o que é claro e distinto; só é claro e distinto aquilo que se apresenta de modo claro e distinto à alma; ao espírito;
b) dividir o que se analisa em partes para melhor poder percebê-las;
c) estipular uma ordem que vá do mais simples ao mais complexo;
d) fazer uma enumeração (revisão, resumo) para se certificar de que nada omitiu.
3- Qual a visão de Descartes sobre o conhecimento obtido através dos sentidos?
Ele considerava que os sentidos enganam nada existe que seja como imaginamos e que se os homens se enganavam no raciocínio, ate na matemática, poderiam se enganar em todas as outras coisas.
4- Alem dos conhecimentos teóricos, René Descartes preocupa-se também com as