Descartes
MARJORYE ALTENHOFEN
RENÉ DESCARTES
SÃO LEOPOLDO
2014
René Descartes (1596-1650)
René Descartes nasceu em 31 de março de 1596 na pequena cidade de La Haye, a aproximadamente 50 quilômetros ao sul de Tours. O lugar é conhecido hoje pelo nome de Descartes e o visitante ainda pode ver a casa onde ele nasceu.
René foi o quarto filho e sua mãe morreria de parto no ano seguinte. Seu pai, Joachim, era juiz da Alta Corte da Bretanha, que se reunia em Rennes, a 230 quilômetros de distância, o que significava que Joachim permanecia em casa menos da metade do ano. Logo ele se casou de novo e René foi criado na casa de uma das avós, onde se afeiçoou principalmente a sua babá, por quem manteve a maior estima e a quem sustentou até o dia de sua morte.
Descartes teve uma infância solitária, seu isolamento foi acentuado por seu temperamento doentio, e ele rapidamente aprendeu a dispensar companhias.
Aos oito anos, foi enviado como interno a um colégio jesuíta destinado à educação dos nobres locais. O reitor do colégio era amigo da família Descartes, de maneira que ao frágil René foi dado um quarto individual e permissão para levantar-se quando quisesse. Como acontecia com a maioria dos que gozavam desse privilégio, Descarte se levantava por volta do meio-dia – hábito ao qual se apegou com rigor pelo resto de sua vida.
Quando partiu, era evidente que aprendera muito mais do que qualquer outro na escola, parecendo haver recuperado por completo a saúde (a não ser por uma hipocondria persistente que cultivou com zelo por toda sua vida excepcionalmente saudável).No entanto, apesar de seu desempenho brilhante, Descartes mantinha atitude de profunda ambivalência com respeito à sua educação. Tudo lhe parecia, em grande parte, bobagem. Nada do que aprendera parecia conter qualquer certeza – de qualquer espécie – a não ser a matemática, e numa vida vazia