Descartes
Este trabalho oferecer um estudo sobre Filosofia para Crianças, projecto pioneiro de Matthew Lipman, conhecido, de certa forma, em mais de trinta países. Onde paulatinamente tem despertado o interesse de muitas pessoas ligadas à filosofia e à educação. E como a filosofia é a busca do fundamento e do sentido da realidade nas suas múltiplas formas, é tomada como prática da educação.
O desenvolvimento do pensamento e o objectivo de uma educação crítica e criativa converteu-se em vários países num desafio à educação tradicional. No entanto esse desafio não é tarefa fácil, que se possa descorar, pois é fundamental o estar atento, à investigação e à reflexão permanente. O trabalho é contínuo e sério, favorecem-se todas as iniciativas e actividades onde se procure fundamentar uma educação mais autêntica para a formação de pessoas mais responsáveis.
O objectivo desta dissertação é conhecer o projecto educativo de
Filosofia para Crianças, na sua teoria e prática, o que envolve e o que pretende em termos educacionais numa sociedade onde se questionam os valores da cidadania.
O projecto de Filosofia para Crianças parece ser uma das respostas possíveis e um instrumento de grande ajuda e utilidade para os professores e educadores que pretendam um ensino adequado aos contextos. A prova disso é os vários Congressos e encontros entre os colaboradores, dos vários países, de Filosofia para Crianças, onde se dá um intercâmbio de ideias e experiências.
3
Durante a pesquisa foi enorme a surpresa ao verificar-se que a nossa vizinha Espanha tem vários Centros de Estudo de Filosofia para
Crianças nas regiões que constituem a mesma. A pesquisa realizada na
Universidade de Santiago de Compostela foi prova disso. Todas as novelas filosóficas que fazem parte do currículo oficial de filosofia para crianças, não estão só traduzidas para castelhano como se encontram traduzidas para galego e catalão. Todo o material que existe em português foi