Resumo 2 ª Guerra Mundial
A questão dos Sudetos (1938):
Tratado de Munique: Hitler negociou com o 1º ministro inglês a anexação dos Sudetos.
Entretanto, Hitler anexou toda a Tchecoslováquia, quebrando o Tratado.
Tratado de Não-Agressão: (1939):
Alemanha tinha interesse em anexar o “corredor polonês”. Para isso firmou com a URSS esse tratado, pelo qual dividiria a Polônia com os soviéticos. Em 1/9/1939, Alemanha invadiu a Polônia. Era o início da 2ª Guerra Mundial. Alemanha ultilizou a tática de Blitzkrieg
-> Blitzkrieg: Bombardeamento via Luftuaff ( ataque aéreo), a seguir ataque com tanques Panzer e, finalmente, soldados com armamentos leves, ocupavam o território conquistado.
Em 1939 os Alemães anexaram a Noruega, Dinamarca, Holanda, Luxemburgo e Bélgica. Os governos da Hungria, Romênia e Bulgária se renderam no mesmo ano.
Em 1940 a França foi invadida e conquistada. Tropas anglo-francesas fugiram para a Inglaterra (Fuga de Dunquerque). França foi dividida em duas partes, o Sul que era administrado por Petáin (Herói francês) e o Norte anexado ao território alemão.
Pacto de Aço (1940): Foi feito entre Hitler e Mussolini, que aderiu ao Eixo, fazendo ser composto por Alemanha, Japão e agora Italia.
Mussolini tentou invadir a Grécia, porém não teve sucesso, assim Hitler em 1941, auxiliou Mussolini e é feita a anexação da Grécia, ao lado da Iugoslávia.
Em 1941 o panorama da guerra é modificado, pois Hitler quebrou o pacto com a URSS, invadindo-a (Operação Barbosa) e os EUA entram na guerra, devido ao ataque japonês a base aeronaval americana do Havaí (Pearl Harbor), assim reconstituíram-se os Aliados, agora contando com EUA e URSS, além dos ingleses e a resistência francesa.
O Avanço Aliado:
Batalha de Stalingrado (1943): Alemanha foi derrotada pela URSS em Stalingrado.
Assim, os soviéticos irão atacar pelo leste da Alemanha.
EUA invadiram a Itália e derrubaram Mussolini.
Conferência de Teerã (1943):
Foi planejada a invasão da