Descartes
Nascido na pequena cidade francesa de La Haye no dia 31 de março de 1596, René Descartes foi um notável filósofo, matemático e físico, além de ser considerado o pai da filosofia moderna. Filho de Jeanne Brochard e Joachim Descartes, um advogado e magistrado, conselheiro do parlamento da Bretanha, França, René perdeu a mãe quando tinha apenas um ano, ficando ele, sua irmã Jeanne e seu irmão Pierre sob guarda da avó materna.
Autor de importantes livros para a ciência, como Discurso do Método (1637), A Geometria (1637) O Homem (publicado em 1662, após sua morte) e O Mundo/Tratado da Luz (publicado em 1664), Descartes era um indivíduo extremamente curioso e teve como objetivo de vida a incessante busca pela verdade. Também foi autor de frases célebres, entre elas a elegante "Penso, logo existo", aparentemente simples, mas carregada de ideias filosóficas.
René Descartes ingressou no colégio Jesuíta de La Flèche no início do século XVII, entre 1604 e 1606, onde permaneceu por cerca de 9 anos, aprendendo línguas clássicas, história, filosofia, lógica, física, matemática, poesia, entre outras disciplinas. Foi uma formação voltada à filosofia e às ciências.
Seu pai sempre desejou que o filho se formasse em direito. Descartes cedeu à vontade de Joachim graduando-se em direito em 1616 pela Universidade de Poitiers, mas nunca exerceu a profissão por não se interessar pela área.
O filósofo francês tinha grande admiração pela Europa e conheceu diversos países durante sua vida. Em 1618 foi para a Holanda servir o exército de Maurício de Nassau. No país, conheceu Isaac Beeckman, médico, físico, filósofo e matemático, com quem Descartes manteve uma grande amizade.
A história conta que Descartes estava na cidade de Breda, onde era costume colar problemas matemáticos nas paredes da cidade esperando que alguém os resolvesse. Descartes deparou-se com um desses problemas, mas não entendia a língua com que foi escrito. Ao perceber que Isaac Beeckman