Descartes e David Hume
ÍNDICE
BIOGRAFIA DE DESCARTES
René Descartes, nasceu em La Haye en Touraine, à 31 de março de 1596 e morreu em Estocolmo, à 11 de fevereiro de 1650. Foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por Renatus Cartesius. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental e inaugurou o racionalismo da Idade Moderna e mais tarde o empirismo, com John Locke e David Hume.
BIOGRAFIA DE DAVID HUME
David Hume, nasceu em Edimburgo, à 7 de Maio de 1711 e morreu em Edimburgo, à 25 de Agosto de 1776. Foi um filósofo, historiador e ensaísta escocês que se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico. Ao lado de John Locke e George Berkeley, David Hume compõe a famosa tríade do empirismo britânico, sendo considerado um dos mais importantes pensadores do chamado iluminismo escocês e da própria filosofia ocidental. David Hume opôs-se particularmente a Descartes e às filosofias que consideravam o espírito humano desde um ponto de vista teológico-metafísico.
PROBLEMAS EPISTEMOLÓGICOS O problema da origem do conhecimento
Na opinião de Descartes o homem deve ser guiado pela razão, ou seja, o conhecimento tem de ser acompanhado de um sentimento de certeza que o coloque acima de qualquer dúvida. Assim, no seu livro “Discurso do Método”, diz-nos que, se desde o nascimento todo homem tivesse sido guiado pela razão poderia ser puro, ou seja, ter a razão pura, já que quando somos crianças, somos governados por nossos preceptores e adquirimos conhecimentos que, algumas vezes, não são verdadeiros ou bons. A partir do