Curso
Resumo do Livro: Você e sua formação profissional
1- Relações Interpessoais
Neste manual aprenderemos a adotar um comportamento social, postura profissional e apresentação pessoal compatíveis com o ambiente profissional, de modo a favorecer o trabalho em equipe e o atendimento ao cliente, respeitando as diferenças e individualidades de todos sem comprometer o trabalho colaborativo.
1.1 O ser Humano- um ser de relações
O ser humano é um animal social e estas mudanças nas relações sociais observadas nos tempos atuais têm geado carência afetiva, sentimento de solidão, estado de depressão e medo do convívio com as outras pessoas. E tudo parece estar associado a uma grande contradição. É preciso que as pessoas aprendam a lidar com seus semelhantes.
Nesta sociedade tecnologicamente avançada, percebe-se a diminuição de relacionamentos sociais saudáveis.
1.2 O processo de interação humana
Ao longo de toda a vida, pessoas agem e reagem a outras pessoas com as quais convivem. Simpatias e antipatias, aproximações e rejeições, colaborações e competições, afetos e desafetos, até mesmo indiferença. Tudo é mobilizado no processo de interação humana- um conjunto de comportamentos que cada pessoa expressa quando entra em contato com outra.
A qualidade das relações interpessoais depende do processo de interação humana. Conheça a seguir os fatores que interferem neste processo:
Sensação e percepção
A percepção é o processo pelo qual se conhece o mundo externo. Nesta ação, os órgãos dos sentidos têm uma importância fundamental, pois através deles, faz-se contato com o mundo. Por meio das sensações há o acesso a um mundo de cores, sons, texturas, odores, sabores e impressões.
Percepção Social
A percepção é, portanto, o ponto de partida da interação social. Os outros processos de interação decorrem da compreensão que um individuo desenvolve acerca do outro e do mundo.
Atitudes
São