Descartes de lixos hospitalares
Descarte de Resíduos e Meio Ambiente Como Agir com Responsabilidade
São Paulo Maio-2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPUS VERGUEIRO
Atividade prática supervisionada
BIOSSEGURANÇA
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DA SAÚDE
CURSO: Ciências Biológicas
São Paulo
2013
Sumário 1. Introdução 2. Objetivo 3. Método 4. Revisão da literatura 5. Resultados 6. Conclusão 7. Referências Bibliográficas
1. Introdução
A destinação do lixo, desde os resíduos comuns (que não provocam danos à saúde), até os resíduos potencialmente infectantes (que possuem alta periculosidade de contaminação), é um tema que necessita de muita atenção e cuidados especiais, pois se trata de uma questão que engloba o meio ambiente e a saúde da comunidade como um todo.
É pensando nesta abordagem, que este trabalho tem como objetivo,o enfoque no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), o qual foi implantado com a função de estabelecer o processo correto de manejo dos resíduos de âmbito hospitalar e relacionados à saúde, em geral.
Contudo, o segundo ponto importante, é o de esclarecer cada etapa desta destinação do lixo e por sua vez,conscientizar a todos que estão envolvidos neste processo, desde o profissional que o descarta, até o profissional que o esteriliza e o incinera ou o recicla, sendo o caso.
2. Método
Para esta pesquisa fizemos uso de bibliotecas eletrônicas, artigos científicos e sites em língua portuguesa. Baseando-se em uma revisão teórica para a averiguação dos principais estudos e abordagens realizadas e publicadas por alguns autores que citaremos neste trabalho. Com a finalidade de fundamentar o estudos e argumentar os resultados.
3. Objetivos