Descarte lixo hospitalar
UniSant´Anna
COLETA E DESTINAÇÃO DO LIXO HOSPITALAR
Residuos de Serviço de Saúde – ( RSS)
Curso Técnico de Gestão em Saúde.
Disciplina: Gestão Ambiental
Adriana Costa Batista 11301381 João B. N. Andrade 11301343 Thaisi Mayara
30 Semestre de 2014
I – OBJETIVO
Conhecimento do que é um lixo hospitalar, sua forma de coleta, no que difere em relação a sua classificação. Como é aplicada no ambiente da saúde, quais são os agravos ao meio ambiente no que se refere ao solo e sua problematizarão no meio ambiente. E determinações ao que se refere a ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.
A necessidade de aprimoramento, atualização e complementação dos procedimentos contidos na Resolução RDC 33, de 25 de fevereiro de 2003, relativos ao gerenciamento dos resíduos gerados nos serviços de saúde - RSS, tendo em vista, a preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.
I – Introdução
Esse trabalho de pesquisa a título de conhecimento refere-se á coleta do lixo hospitalar. Como definição lixo hopitalar é um resíduo descartado por hospitais, clinicas, consultórios, farmácias e necrotérios. Também denominados resíduos de serviços de saúde - RSS são qualquer resíduo resultante de atividades exercidas por um estabelecimento, que em razão de suas atividades, produz resíduos de serviços de saúde.
No Brasil, a maior parte do lixo hospitalar vai parar em lixões. “Cerca de 60% dos resíduos de saúde coletados hoje são descartados de maneira inadequada, em locais impróprios, trazendo um grande problema, um grande risco à saúde pública", explica o diretor executivo da Associação Brasileira de empresas de Limpeza Pública, Carlos Silva Filho.
http://www.fragmaq.com.br/blog/lixo-hospitalar/o-que-e-lixo-hospitalar/
O lixo hospitar é um resíduo descartado por hospitais, clinicas,