Descarregamento
O navio possui um plano de carga detalhado. O plano apresenta a localização de cada contêiner e para qual porto ele deve ser entregue. Os contêineres que serão entregues num mesmo porto são posicionados juntos em grupos.
O plano é necessário para que os operadores dos terminais possam realizar as manobras de carregamento e descarregamento de forma mais eficaz. Ao descarregar é preciso que eles já saibam quais são os contêineres que devem ser retirados do navio. Os desenvolvedores do planos de carga precisam ter certeza que os operadores não precisarão mover muitos contêineres ao redor daqueles que serão descarregados. Visto que, em geral, um navio porta contêiner não descarrega completamente em apenas um porto, mesmo após o descarregamento ainda haverá carga para ser entregue. Dessa forma, um novo plano de carga deve ser apresentado para que os operadores possam saber onde posicionar os novos contêineres.
Como parte do plano de carga, o peso dos contêineres é distribuído pelo navio de forma que a embarcação não perca sua estabilidade.
Usando o plano de carga, os estivadores localizam os contêineres que serão descarregados utilizando portêineres. O portêiner é uma espécie de guindaste fixo que conecta-se aos quarto cantos dos contêineres através de ganchos e cabos de elevação. Após o deslocamento navio-cais, os contêineres são deslocados para veículos transportadores que os levam para as áreas de armazenamento, onde serão estocados junto com os outros contêineres que serão enviados para os mesmos destinos.
Enquanto o navio está sendo descarregado, a tripulação precisa bombear água para os tanques de lastro visando manter a estabilidade da embarcação.