Desastres Relacionados Ao AR
Universidade de Brasília-
Curso: Disciplina: Engenharia e Ambiente Turma: Semestre/Ano:
Prof.
Ar/Desastres
1.Furacão Katrina
“O Furacão Katrina foi um grande furacão, que destruiu uma parte dos EUA uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson (regredindo a 4 antes de chegar a costa sudeste dos Estados Unidos). Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleães, em 29 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando seis mortes diretas. Foi a 11ª tempestade de 2005 a receber nome, sendo o quarto entre os furacões.” (Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Furacão_Katrina>.Acesso em 06/11/2014 10:02).
“A cobertura sobre os estragos causados pelo Katrina seguiu nos telejornais de rede durante toda a semana, com diversas matérias dos correspondentes. O prejuízo calculado pelos especialistas já ultrapassava os cem bilhões de dólares. A rede norte-americana CNN informou que cinco pessoas haviam morrido de cólera em Nova Orleans, por causa das águas paradas.
“Parece Bagdá, mas é Nova Orleans, sob ordem de desocupação total. Quem resiste armado pode acabar algemado e preso”, informou o correspondente Luís Fernando Silva Pinto no dia 9 de setembro, no Jornal Nacional, “a retirada de moradores avança, e Nova Orleans vai ficando vazia. Debaixo das críticas pela demora em socorrer as vítimas do furacão Katrina, o governo americano substituiu, hoje, o responsável pelos trabalhos de resgate e de recuperação da área do desastre. E a busca por sobreviventes foi encerrada.”
A correspondente Graziela Azevedo mostrou pessoas que estavam tentando refazer a vida após terem suas casas destruídas pelo furacão.