desafios da pesca no brasil
Como você analisa os desafios da pesca, dos pescadores e da aquicultura.
Aluna: Marcela Santos
Curso: Engenharia de Pesca
Recife, Janeiro de 2015
Introdução
Sabemos que o Brasil tem cerca de 12% das reservas de água doce mundial e ocupa um dos primeiros lugares quando se trata de produção de grãos. O agronegócio vem sendo fundamental para a economia brasileira, nos últimos anos ele gerou mais de 22% da riqueza do país.
O grande diferencial brasileiro é a variedade de peixes da Bacia Amazônica, que o ajuda a atingir novos mercados. O que também favorece o território verde-amarelo é o clima, cuja temperatura favorece e muito o cultivo da tilápia uma das espécies de peixes mais consumidas no mundo.
Outros cultivos como o de crustáceos e moluscos, também têm grande potencial de escala no país. O Brasil tem um grande potencial aquícola e já foi apontado como futura potência da aquicultura mundial.
Porém a indústria de pescados no brasil é nova, há oportunidades para o seu crescimento tanto na pesca quanto na aquicultura. Este artigo tratará dos desafios enfrentados por ambos atualmente. Pesca Artesanal
Os pescadores que vivem na zona costeira encaram desafios relacionados aos ecossistemas vulneráveis impactados pela atividade urbano-industrial intensiva e desordenada, especulação imobiliária, pesca predatória e um modelo de turismo de massa apoiado em grandes resorts e condomínios de luxo (VIEIRA,2003).
O uso de propriedade comum foi historicamente considerado como passível de exaustão, uma vez que a condição difusa de propriedade conduziria a ausência de controle no regime de acesso e uso desses recursos (NORTH e MILLER,1971), sobre os oceanos, águas interiores, fauna silvestre e florestas.
A pesca artesanal, vem sendo alterada devido a dois fatores, a globalização e a modernidade.
A globalização afeta diretamente o problema da exclusão que se caracteriza, pela dificuldade
relacionada