Desafios da Exploração do Petróleo na Camada Pré-Sal
DESAFIOS DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO
NA CAMADA PRÉ-SAL
2013
DESAFIOS DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO
NA CAMADA PRÉ-SAL
Trabalho apresentado para a matéria Práticas Investigativas III como requisito para a primeira avaliação da mesma.
Orientador (a): Ana Carla
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Pré-Sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias descobertas na Bacia de Santos, que se localizam abaixo de camadas de sal. É uma camada que se estende por cerca de 800 quilômetros da costa brasileira (do Espírito Santo até Santa Catarina) e tem cerca de 200 quilômetros de largura, a uma profundidade de 7 mil metros abaixo do nível do mar.
Figura - Localização do Pré-Sal Desde quando foram descobertas, essas reservas já trouxeram promessas de colocar o Brasil entre os grandes produtores. Com reservas estimadas de até 100 bilhões de barris, a Petrobras, que vai investir quase US$70 bilhões até 2016 na cadeia do pré-sal, deve multiplicar por dez sua capacidade de produção em águas ultraprofundas, alcançando a marca de dois milhões de barris diários em 2020 (ISTO É, Nº Edição: 2247). Porém, para atingir essa meta, é preciso vencer enormes desafios que serão tratados neste trabalho.
2 OBJETIVO
1.1 OBJETIVO GERAL
Apresentar os principais desafios de exploração e produção das descobertas do pré-sal a serem enfrentados nos próximos anos, visando o conhecimento de tais desafios para futuros debates sobre possíveis soluções.
3 METODOLOGIA
1.2 A Formação
O petróleo e gás encontrados na camada pré-sal, foram formados por uma conjunção interessante de fatores geológicos e climáticos. Segundo o professor Dimas Dias Brito, da UNESP/Rio Claro, o reservatório é composto por rochas carbonáticas que