Desafio éticos contemporâneo
O estudo da Filosofia pode nos proporcionar condições seguras para, de modo racional, fazermos uma crítica a uma determinada realidade, sistema, objeto ou situação.
É aí que reside a atitude do ser humano de senso crítico, aquele que faz uso da razão, isto é, procura descobrir o que está escondido pelas aparências do cotidiano.
A Filosofia exige coragem para ir, a fundo, na busca da verdade e aceitar o desafio da mudança. Introdução à Filosofia
A palavra FILOSOFIA é formada por dois radicais gregos: Filo=amigo eSofia=conhecimento.
Filosofia é, também, o exercício da indagação. É o fruto da necessidade de conhecer e apreender a realidade em seus mínimos detalhes.
Filosofar envolve uma mudança de atitude diante da vida, descartando as explicações que nos foram impostas como verdadeiras.
Passamos a ver o mundo de forma diferente, com um olhar mais atento e crítico, procurando conhecer além dos aspectos superficiais das coisas e também sua razão de ser, aproximando-nos de uma condição de vida mais livre. Como Filosofar
O método da Filosofia é uma reflexão, mas não é uma reflexão qualquer. A reflexão filosófica compreende três etapas, a saber:
1ª RADICAL: é preciso que se vá até as raízes do problema, até seus fundamentos. Uma reflexão em profundidade. Abandonar o dogmatismo do senso comum e buscar as causas do problema.
2ª RIGOROSA: deve-se proceder criticamente, colocando-se tudo em dúvida. Ir além das aparências, numa palavra, ser cético.
3ª DE CONJUNTO: o problema não pode ser examinado ou analisado de modo parcial, isto é, é necessário avaliar a totalidade do fato, somente após isso feito é que podemos concluir alguma coisa.
Atitudes que nos Levam ao Filosofar
ADMIRAÇÃO: é quando estamos diante de uma situação diferente, inesperada, temos uma atitude de admiração e esta atitude é o ponto de partida para o ato de filosofar, pois nos leva a descoberta de nossa própria ignorância e aos questionamentos.
DÚVIDA: a