Desafio transporte e distribuição fisica
Primeiro filme de Paul Brickman, Negócio Arriscado conta a história do garoto Joel, de apenas 17 anos, que ao se ver sozinho em casa ultrapassa todas as regras do bom comportamento. Sua maior travessura: transformar sua casa em um bordel. Como cafetão e dono do estabelecimento, ele recebe 50% de tudo que a call-girl vivida por Rebecca De Mornay ganha. Mas, claro que isso não pode dar em boa coisa...
Um filme divertido que fez sucesso na época. A interpretação de Tom Cruise foi reconhecida até com uma indicação ao Globo de Ouro. Mas, nada é mais lembrado nesse filme do que a cena em que o ator dubla e dança a música Old Time Rock'n Roll, vestido apenas de cueca, camisa social e meias brancas.
Esta cena é um ícone que expõe perfeitamente este paradoxo que é o garoto Joel, um adolescente comum, certinho até, mas que começa a quebrar barreiras, exacerbar a rebeldia. É quase um rito de passagem, uma auto-afirmação ainda ingênua. Os detalhes constroem muito bem esse personagem e o que ele traz em sua essência. Analisemos aqui os principais pontos: atitude, visual e trilha sonora.
A cena começa com um plano detalhe que é um símbolo dessa dualidade. Joel está começando a fazer sua refeição. Um copo vazio, uma garrafa de uísque sendo despejada em uma dose cavalar. E não é qualquer uísque, é um Chivas Regal. Porém, logo depois vem o resquício de um adolescente típico. Ele completa a dose com uma lata de Coca-cola, certamente um crime para qualquer bebedor do malte. Corta para um plano aberto e o garoto está sentado à mesa, com seu uísque com Coca-cola, uma vela acesa e uma comida congelada. Como está sentado, vemos apenas que está com uma camisa social rosa. A comida congelada é impossível de comer com talheres, mas Joel não se importa e come como se fosse um picolé.
Logo depois vemos detalhes dele ligando o som e um plano da entrada da sala, com a escada ao fundo. Quando a música começa a tocar, ele surge, com a mesma camisa rosa,