DESAFIO SEM
O desafio proposto visa à elaboração e apresentação de um projeto para a sucessão familiar da Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de SP, porém já bem difundida em todo territorio nacional.
Empresa familiar tem como característica principal, a presença de seu fundador, geralmente responsável por tomar todas as decisões.
Quando surge a necessidade de troca de comando, seja por conta da aposentadoria do fundador, doença, dentre outras, a empresa entra, geralmente, em um conturbado processo de transição, pois, atualmente, uma das maiores preocupações do mundo empresarial, diz respeito exatamente à sucessão em cargos de liderança. Este momento é muito critico, pois se este processo não for bem conduzido, a empresa poderá ser vendida ou, em situações extremas, fechar as portas.
No caso de empresas familiares, como a Indústria de Bebidas Pira, a sucessão só será bem sucedida quando o fundador ter consciência de que seus filhos são diferentes dele e dentre si, pois agirão de forma diferente frente aos desafios, com pensamentos e atitudes distintas, porem, grande parte dos problemas decorrentes neste processo deve-se ao fato de não haver um plano de sucessão, tampouco a capacitação dos prováveis sucessores.
Através deste desafio, teremos acesso a todos os setores da empresa, analisando o ambiente como um todo, clima organizacional e a estrutura já montada, pois o Sr. João Barroso, fundador e presidente, é visto como um diretor muito bem quisto e respeitado dentro da indústria por seus colaboradores, e também fora dela, por seus clientes e fornecedores. Sua gestão sempre foi muito comprometida, correta e profissional com todos os envolvidos na organização, tanto de forma direta ou indireta, sendo assim sua decisão de aposentar-se e nomear um de seus filhos para substitui-lo, gerou muitos rumores e incertezas.
Os senhores, Paulo e Iran, seus dois filhos, sucessores automáticos do cargo, trabalham há bastante tempo na empresa e já