DESAFIO PROFISSIONAL
O objetivo deste trabalhado é trazer a tona a importância da sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, o qual significa atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Tal conceito pressupõe uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade.
A sustentabilidade, portanto, diz respeito às escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte e também nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente, considerando os valores éticos, solidários e democráticos.
Reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias pode tornar uma empresa sustentável. Um desperdício que a maioria das empresas tem em comum é o de energia. “Pintar as paredes de branco melhora a iluminação e abrir algumas janelas pode diminuir o consumo de ar condicionado”. Entende-se que é necessário repensar as práticas adotadas pela L& Construção para evitar maiores danos aos recursos naturais e aumentar sua competitividade no mercado. Mas essa ideia se consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até então novo para ele, e se surpreendeu ao observar que a L& Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado Ele percebeu que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade.
A construção civil tem desempenho fundamental no desenvolvimento do país, gera um número muito grande de empregos e riquezas. Mas também apontam para os impactos que esse setor e sua cadeira produtiva acarretam para o meio ambiente.
IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
Uma definição